Desde a década de 1980, os videogames deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento para se tornar um fenômeno cultural global. E, dentro desse universo, alguns personagens se destacam como verdadeiros ícones, capazes de atrair fãs de todas as idades e continentes.

Um dos primeiros e mais populares é o encanador italiano Mario. Criado pela empresa japonesa Nintendo em 1985, ele é o protagonista de uma das séries de jogos mais bem-sucedidas da história: Super Mario Bros. Inicialmente, Mario tinha a aparência de um homem forte e musculoso, mas acabou ganhando um visual mais bonachão e amigável que se tornou sua marca registrada. Com seus bigodes grossos, macacão vermelho e chapéu com a letra M, ele já enfrentou dezenas de desafios, saltando sobre tartarugas, cogumelos e lava em busca da princesa que ama.

Outro personagem que se tornou um ícone mundial é o ouriço Sonic. Surgido em 1991 pela japonesa Sega, Sonic foi criado com o objetivo de rivalizar com Super Mario Bros, e seu design é uma combinação de elementos de Michael Jackson e de um ouriço de verdade. Com a velocidade como sua principal habilidade, Sonic protagoniza jogos de plataforma em que enfrenta o cientista malvado Dr. Eggman e seus robôs. Além disso, é possível encontrar em seus jogos outras personagens femininas como Amy e Rouge.

Outra figura importante do universo dos videogames é Megaman. Criado pela Capcom em 1987, ele é um robô azul que luta contra outros robôs que se rebelaram contra seus criadores. O personagem tem como habilidade especial absorver as armas dos robôs que vence, o que faz com que a jogabilidade seja ainda mais desafiante e inovadora. Megaman tornou-se tão popular que ganhou uma série animada em 1994.

Outro ícone japonês dos videogames é o simpático Pacman. Criado em 1980 pela empresa Namco, ele é um personagem redondo e amarelo que come pontos em um labirinto, evitando ser pego pelos fantasmas malignos que querem devorá-lo. O jogo Pacman foi tão popular que se tornou parte do folclore pop, além de ter aparecido em vários meios, como em mangás e desenhos animados.

Por fim, há o marsupial roxo Crash, criado pela Naughty Dog em 1996. Ele é protagonista de uma série de jogos que mistura plataformas e aventura, com um tom mais descontraído e bem-humorado. Crash ganhou vários jogos para consoles da Sony e recentemente ganhou uma remasterização para PlayStation 4.

Esses personagens são apenas alguns exemplos do que tornou os videogames tão populares ao redor do mundo: personagens cativantes, jogabilidade inovadora e muita diversão. Ainda hoje, novos jogos são criados com base nesses ícones dos games, fazendo com que eles se mantenham relevantes e queridos pelos fãs de todas as idades.